Alimentação Infantil, Um Alerta


         Sempre dei uma alimentação saudável para o meu filho, que hoje está com quase 3 anos. Acho que poderia escrever um livro com textos e receitas só sobre esse assunto, mas como não cabe tudo aqui, hoje resolvi falar só um pouco a respeito da nutrição infantil e convidá-los para essa reflexão.

 Essa semana eu assisti um documentário maravilhoso, embora preocupante, que eu gostaria de recomendar para que todos assistam e compartilhem, o Muito Além do PesoO foco do Muito Além do Peso é sobrepeso e obesidade infantil, mas o conteúdo é interessante para todos, não deixem de assistir! O documentário está disponível no You Tube e no site www.muitoalemdopeso.com.br e além do filme, o site possui vários links interessantes, como o do Jamie Oliver Foundation, um movimento criado pelo renomado chef, para melhoria da nutrição nas escolas americanas.

Depois de assistirem gostaria de convidá-los a fazer uma reflexão sobre o papel de cada um de nós na nutrição dos nossos filhos, netos, sobrinhos e de todas as crianças a nossa volta. Os hábitos alimentares podem mudar uma vida inteira, determinar a saúde, o peso, a auto-estima e a disposição de uma pessoa, e esses hábitos são criados desde bebê, com o exemplo e a rotina alimentar da família e das pessoas a volta.

Para quem costuma oferecer balas e pirulitos as crianças, pensem bem antes, as calorias vazias podem matar a fome sem nutrientes ou podem apenas engordar os alimentados. Os corantes usados na maioria das guloseimas são alergênicos e podem causar efeitos adversos na atenção e concentração das crianças, inclusive é relacionado com o TDAH (Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade) pelos médicos franceses (fonte/matéria completa AQUI). Esses corantes usados em inúmeras guloseimas consumidas pelas nossas crianças, já são proibidos em vários países da Europa. Informações de matérias da Proteste, AQUI e AQUI.

Já existem muitas opções saudáveis disponíveis, inclusive prontas, por isso, eu acho que a guloseima artificial só é altamente consumida ainda, por falta de conscientização, por uma questão cultural a qual a população se acostumou e um marketing muito bem feito da indústria, que a grande maioria aceita sem questionar.


Reflita, questione, leia, compartilhe e alimente com AMOR! Uma vida de hábitos saudáveis é um dos maiores bens que podemos dar a nossas crianças!


Se quiser ler mais sobre esse assunto aqui no blog, eu já falei sobre Festinhas mais Saudáveis, descrevi a última festinha que fiz para o meu pequeno e também tem diversas receitas saudáveis no Índice de Receitas. E quem quiser dicas de lanchinhos prontos e outras opções saudáveis, fique ligado na página do Face e no Insta do Estar Bem!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...