O que é Chia



Já ouviu falar nesse grão? É o queridinho do momento! Depois do sucesso da quinua, da linhaça e do amaranto, a Chia parece ter atributos para atingir o primeiro lugar no ranking dos alimentos funcionais.

Eu não podia deixar de experimentar e acabei me encantando com esse novo ingrediente. Resolvi então, falar um pouco a respeito para vocês, pois em breve começarão a ver essa sementinha preta em algumas receitas aqui do blog!



Visualmente parece o gergelim preto, mas não tem sabor, nem odor e a sensação para o paladar, lembra as “extintas” sementes de papoula!

Benefícios

Pesquisei aqui, aqui, aqui, no rótulo do meu pacotinho e na reportagem da revista Saúde de Novembro de 2011. Resumindo tudo, descobri que estamos falando da semente da sálvia, cultivada no sul do México, que a dose de grão recomendada é 1 colher de sopa por dia e que contém:

Potássio – mais que a banana
Ferro – mais que o espinafre
Cálcio – mais que o leite integral
Ômega 3 – muito mais que o salmão
Magnésio – muito mais que o brócolis

Além de tudo isso, é rica em fibras e proteínas e possui um alto poder antioxidante. Quer mais? Pois tem! A chia tem a capacidade de absorver bastante água, o que prolonga a hidratação e a presença de minerais no organismo, segundo a nutricionista Bruna Murta, da Rede Mundo Verde. Mais? “Devido à elevada concentração de proteínas, pode facilitar o ganho de massa muscular. Para isso, o ideal é consumi-lo após a malhação”, afirma Bruna na reportagem da revista Saúde.

Acho que nem preciso dizer que já é recomendada em tratamentos e prevenção de doenças. Mas é importantíssimo citar que entre as complicações que podem ser amenizadas e prevenidas com os nutrientes desse grão, estão às doenças cardiovasculares, diabetes, câncer de mama e outros tumores, controle da pressão arterial, colesterol, triglicérides, intestino preso e obesidade. Isso mesmo! Também é indicado na luta contra o excesso de peso.



Alguns profissionais recomendam ingerir 30 minutos antes das refeições, para auxiliar na perda de peso, pois, além de proporcionar sensação de saciedade, devido à quantidade de fibra e a formação de um gel no estômago pela absorção de água, seu poder anti-inflamatório trabalha contra o acúmulo de gordura.

Onde comprar e como usar

A chia pode ser encontrada em casas de produtos naturais e algumas feiras, mas é provável que em breve esteja nas prateleiras dos supermercados também. O custo de 100 gramas é em torno de R$ 5,00.

Você pode acrescentar em qualquer receita, doce ou salgada, ao iogurte, as frutas ou a salada. O melhor de tudo é que seu grão não precisa ser triturado para que o seu organismo absorva todos os benefícios que citamos! Maravilhoso, não é?

Se eu tiver mais novidades, conto para vocês! Por enquanto vou brincando com o novo ingrediente e para ver as novas receitas, não deixe de seguir as atualizações do blog pelo Google Friend Connect e pelo Facebook!


Segunda-feira começa nossa semana vegetariana! Aguarde!!!


  

3 comentários:

  1. Adoro esse grão, é milagroso mesmo ;)

    ResponderExcluir
  2. Olá querida,

    Sementinha poderosa, eu ainda não conhecia.
    Fiz aquela tua receita de pão com farinha de aveia, passas, etc, ficou muito bom.
    Não deu tempo de tirar fotos pra te mandar, fiz a metada da receita e quem passou aqui em casa adorou, só o chatinho do meu filho é que não gostou, mas até dá pra entender (ele tem só 11 anos). Vou fazer de novo e aí te mando fotos.

    Tem um mimo pra você no meu blog, passa lá !!
    Bjos
    Mana

    ResponderExcluir
  3. Ju arrasou no post! Amei, tenho "comido" chia desde o final do ano, só tenho escutado falarem muito bem! Amo dicas saudáveis, adorei!

    ResponderExcluir

Comente!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...