Como cuidar da esteira

*Leia esse post no meu novo site: Como cuidar da esteira


Se você tem ou pretende comprar uma esteira elétrica ou esteira ergométrica, como também é chamada, esse post pode ser muito útil. Vou passar dicas básicas e específicas de cuidados para que o seu equipamento tenha uma vida útil maior e em boas condições. Uma esteira precisa de cuidados especiais? Sim, nada trabalhoso, mas como qualquer equipamento eletrônico e motorizado precisa de um pouco de atenção para não ir parar na “oficina”.

E se você quer dicas para escolher a melhor esteira para comprar, acesse: Qual a melhor esteira para comprar.

Antes de dar o Start pise nas laterais

O primeiro ponto importante é que toda vez que for ligar a esteira, deve pisar nas laterais da manta antes de apertar o start. Isso mesmo, na carenagem. Porque a partida do motor com nosso peso em cima exige uma força maior e consequentemente um desgaste maior, que em longo prazo diminui a vida útil dessa peça.



Limpeza é essencial

O equipamento deve ser limpo diariamente, se for utilizado nessa periodicidade, ou com uma frequência um pouco menor se você usar eventualmente. O importante é que não acumule poeira ou qualquer sujeira, pois quando ligada acaba indo para o motor e peças sensíveis como a placa de velocidade.

 Outro vilão é o suor, pois é corrosivo e desgasta a pintura de qualquer equipamento. Para quem corre bastante e transpira muito, a ponto de pingar, vale a pena fazer uma proteção para o painel! Uma solução simples e econômica é usar papel contact, claro que não vai enfeitar, mas evita a dor de cabeça e o gasto de uma troca de painel. Lembrando que mesmo em garantia, molhar o painel caracteriza mau uso e o fabricante pode cobrar por isso.

Lubrifique

A lubrificação da manta (ou lona) é necessária para que a mesma não resseque, já que é feita de borracha. A periodicidade depende da marca e modelo, por isso, se você não foi informado (a), consulte o manual ou o fornecedor. A não ser alguns poucos modelos específicos, todas as esteiras precisam desse cuidado.



Lubrificar com o que? Com silicone próprio para esteira. Como aplicar? Bom, como esse tema dá muito pano pra manga, vou fazer um post específico, ok? Inclusive com foto ilustrativa! Mas não desanime com sua esteira achando que vai ter muito trabalho, lubrificar é muito fácil e rápido, só precisa saber como!

Para acessar o post detalhado, Como lubrificar a esteira, clique aqui.

Preciso usar uma capa para minha esteira?

Se você coloca-la em local aberto, sim. Esteiras não podem ficar totalmente ao ar livre, mas muitas pessoas colocam em varanda coberta, nesse caso é importante o uso de uma capa para proteger da chuva, vento e sereno.

Onde compro? Dificilmente você vai encontrar pra vender pronta, até porque existem muitos tamanhos e modelos de esteira, então, procure um tapeceiro e encomende uma capa em lona (pode ser qualquer tipo de lona impermeável), com as medidas do seu equipamento. Se necessário, peça uma visita para que o profissional tire as medidas. E se você for guardar o equipamento dobrado, para ocupar menos espaço, lembre-se de fazer a capa nesse formato.

Você tem criança e/ou cachorro em casa?

Então considere o item acima, mesmo que sua esteira esteja dentro de casa. Esses doces pequenos podem inocentemente causar danos. Já vi equipamento virar poste de cachorrinho e pula-pula da galera. A propósito, lembre-se de guardar a chave de segurança sempre que não estiver usando, fundamental para a segurança das crianças, já que não é possível dar o start sem essa pecinha!



Revisão

Se você usa bastante, vale a pena contratar um técnico para fazer uma manutenção de vez em quando, pode ser semestral ou anual, vai depender do uso e do equipamento. Ele vai verificar a lubrificação, fazer uma limpeza profissional, se necessário (desmonta, tira a manta e limpa peças internas), vai ajustar a manta que laceia com o tempo e fazer qualquer ajuste que seja necessário. Para usos maiores, como um condomínio, studio ou hotel, eu recomendo um contrato de manutenção preventiva mensal, já para academias a necessidade geralmente é maior.

Acho que é isso... O post ficou maior do que eu imaginava, mas espero que seja útil para você! Se tiver alguma duvida ou sugestão para outros posts, comente ou envie um email para estarbemmelhor@gmail.com!

CONHEÇA MEU NOVO SITE: www.juliagabas.com.br


Fusilli Integrale com Rúcula

O nome ficou até sofisticado, mas é um simples macarrão integral! As receitas que eu pretendo postar aqui são práticas, lights e saudáveis. A ideia é mostrar que você pode comer bem melhor, sem ter trabalho e sem perder o prazer à mesa!

Hoje tive que improvisar o jantar e acabei fazendo esse macarrãozinho com o que tinha na geladeira, rúcula e um pouco de milho. O que torna essa receita light e saudável é substituir o macarrão tradicional pelo integral, o molho por azeite extra virgem e incluir ingredientes ricos como a rúcula.



Ingredientes (quantidades para 2 a 3 pessoas)

250g de macarrão integral (meio pacote)
Rúcula lavada e picada (aprox. um prato de sobremesa)
½ xícara de chá de milho
Azeite de oliva extra virgem
Sal a gosto
Queijo parmesão ralado para polvilhar

Preparo

Cozinhe o macarrão, escorra, volte à panela e regue com azeite suficiente para envolver todo o macarrão, mas sem exagero. Acrescente o milho, misture polvilhando um pouco de sal e desligue o fogo. Adicione a rúcula e sirva com o parmesão ralado! That’s it!

Você pode substituir a rúcula por agrião, o milho por champignon ou o que a sua criatividade e seu paladar sugerirem. Aqui em casa eu costumo servir com almôndegas ou já preparo com cubos de peito de frango, mas preferi manter o prato assim para dar como opção às vegetarianas! E se quiser uma opção vegetariana mais gourmet, eu indico o blog Vegê Gourmê, muito bom!

Espero que tenha gostado! Se fizer o Fusilli Integrale com Rúcula, me conte o que achou! E se quiser sugerir alguma receita fácil, light e saudável, envie um email para estarbemmelhor@gmail.com!


Alimentação Saudável


O tema alimentação saudável já está muito bem “nutrido” na internet, mas num blog que motiva a qualidade de vida, não posso deixar de tocar no assunto. Então, resolvi fazer um mix com algumas novidades que talvez você ainda não tenha visto.

Amaranto

Já ouviu falar em amaranto? É um alimento funcional, como a quinua e a linhaça, que merece destaque. Possui 15% de proteína, com qualidade biológica similar à do leite e é considerada pela FAO (Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação) a melhor proteína de fonte vegetal do planeta.  Como aponta o site de nutrição Emex, também é fonte de cálcio, fósforo e zinco. Uma grande aposta para diminuir o colesterol ruim, essa semente pode ser aliada do intestino e da boa forma, pois possui alto teor de fibras. Além de tudo isso, uma boa opção para os celíacos, já que não contém glúten.



Ainda não vi nos supermercados, mas você pode encontrar o amaranto em lojas de produtos naturais em forma de farinha, flocos ou sementes. Com a vantagem de não ter gosto, pode ser adicionado a diversas receitas, sucos, frutas e iogurtes. Estou buscando alguma receita bacana, mas já adicionei uma colherzinha no café da manhã! Que tal seguir essa idéia?

Emagrece, Brasil!

Outra novidade é o projeto Emagrece, Brasil!. Com apoio do Governo Federal, as revistas Saúde e Boa Forma estão liderando esta iniciativa para melhorar a saúde e combater o excesso de peso e o sedentarismo dos brasileiros. No site Emagrece, Brasil! tem muita informação sobre nutrição, dieta, saúde e atividade física, mas foi na parte de nutrição que achei informações mais interessantes, como dicas para escolher um fast food magrinho, prevenção da obesidade desde bebê e sugestões para uma lancheira saudável para as crianças.



Reeducação Alimentar

Precisa emagrecer? Aproveito para dizer que sou contra dietas mirabolantes e a favor da famosa reeducação alimentar. O processo pode ser mais longo, mas sem duvida é mais saudável e definitivo. Além disso, acredito que optar por hábitos saudáveis acaba se tornando um estilo de vida, com diversos estímulos, que tornam a jornada muito mais interessante e a perda de peso uma consequência sem sofrimento.

A novidade nesse quesito é o plano de ação da nutricionista Marcia Daskal, do blog Vitaminado, que achei muito bom. No recente post #COMERMELHOR, Marcia apresenta sua receita com passo a passo e logo depois detalha o primeiro passo no post LISTE SEUS PROBLEMAS-CHAVES. Estava precisando de um empurrãozinho?

Espero que tenha gostado do mix! Deixe seu comentário para eu saber sua opinião e me ajude a fazer do Estar Bem Melhor uma ferramenta para Vidas Bem Melhores!


Por que comprar uma esteira?

Escrevi alguns rascunhos de posts mais específicos, como “Como cuidar da minha esteira” e “Como lubrificar a esteira”, mas achei que o primeiro post precisava ser mais introdutório. Então, eu começo fazendo uma pergunta: Você faz atividade física?

Sim? Ótimo! Na sequência vou abordar assuntos que podem te interessar, como equipamentos de ginástica, bem estar e alimentação saudável, inclusive com receitas light e práticas.

Não? Então esse post é pra você! Preciso dizer a importância de um exercício para sua vida? Você já deve saber que o sedentarismo faz tão mal quanto o cigarro, certo? Vamos mudar isso?!

Se você gosta de algum esporte ou já teve vontade de experimentar um, procure o local mais próximo da sua casa ou trabalho e se matricule amanhã! Pode ser tênis, natação, uma luta ou uma dança, o importante é se mexer pelo menos duas vezes por semana.

Não tem tempo? Então, talvez um equipamento em casa seja a melhor solução. Sabe a hora da novela ou daquele programa que você adora? Pode ser a mesma hora do seu treino!



Essa semana eu li por acaso um artigo da Lucilia Diniz, no site Good Light, onde ela conta como criou o hábito de fazer esteira. Ela comprou o equipamento, que a princípio ficou um bom tempo parado no meio da sala, servindo até de cabide. Um belo dia o filho dela perguntou: “Mãe, porque você não aproveita e sobe agora mesmo na esteira?” - Quando ela respondeu que estava de camisola, ele continuou a questionar – “Você está na sua casa, só estamos nós aqui! Bote o tênis e suba assim mesmo!” E foi assim que Lucilia começou! Você pode ler o artigo inteiro clicando aqui, é muito bom.

Se você está pensando “Mas eu não gosto de fazer esteira, nem bicicleta, nem elíptico, nem nenhum esporte”, talvez não tenha experimentado o exercício que mais combina com você ou não tenha tentado de verdade, passando a fase inicial de adaptação. Você pode até não amar o exercício em si, mas como não gostar dos efeitos da endorfina? Além da sensação de prazer, esse incrível hormônio relaxa, dá mais disposição, concentração, melhora a memória, a imunidade, o humor e ainda tem ação antienvelhecimento. Estamos falando só de um dos hormônios que é liberado após aproximadamente 30 min de exercício. A prática de atividade física tem mais inúmeros benefícios para sua saúde e bem estar.

Que tal começar amanhã? Eu sei que é difícil sair da inércia, mas garanto que vale muito a pena o esforço! Se precisar de ajuda pode mandar um email para estarbemmelhor@gmail.com.




Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...